

A História do Remo Coastal
Como descrito pelo remador olímpico Lassi Karonen (SWE): “A única semelhança com o remo olímpico é o movimento da remada, todo o resto é diferente.”
Os barcos de remo costal são mais largos e com a popa aberta para manter o cockpit sempre seco. É geralmente praticado em águas abertas e, ao contrário do remo olímpico não sofre com a influência de ventos e ondas. É a versão extrema do esporte, perfeita para aventureiros que gostam da emoção de condições desconhecidas e belas paisagens costeiras.
É uma das comunidades de remadores de mais rápido crescimento principalmente por ser acessível a remadores em regiões onde não há águas abrigadas. Para se tornar um bom remador, o atleta deve estar atento às marés e às correntes, conhecer a topografia do percurso e saber o que fazer em meio ao tráfego marítimo e em caso de mau tempo.
O remo costal pode ser encontrado em todos os cantos do mundo, desde a Europa, América do Norte até países de menor expressão no remo olímpico, como Peru, Maldivas e alguns países da África. O objetivo da Berck Boats é difundir esse esporte também no Brasil e na América do Sul.
O campeonato mundial de remo costal acontece em dois formatos:
-
Formato de circuito (World Rowing Coastal Championships), onde as equipes disputam provas de 4 a 6 quilômetros em tordo de diversas boias. É um desafio de resistência, habilidade, navegação e adaptabilidade às mudanças nas condições em uma distância mais longa.
-
Beach sprint (World Rowing Beach Sprint Finals), uma disputa entre dois barcos e eliminação direta, com uma corrida de 50 metros ao longo da praia, 250 metros de remada contornando boias e por fim uma boia de 180 antes de remar de volta à praia e correr até a linha de chegada. Esse formato testa a potência e força dos atletas, bem como suas habilidades de navegação.
Além disso, ainda existem diversas travessias de longas distância realizadas em águas abertas com os barcos de remo costal, como a Volta a Ilha de Vitória em Vitória no Brasil e a Regata de Resistência La Punta – Chorillos em Lina no Peru.
Atualmente existem sete classes de barco de remo costal para homens e mulheres: skiff individual (ou solo, C1x), skiff duplo (C2x), four skiff com timoneiro (C4x+) e skiff duplo e four skiff mistos (CMix2x e CMix4x).